sábado, março 03, 2007

O pequeno Príncipe


"O trigo para mim não vale nada. Os campos de trigo não me lembram coisa alguma. E isso é triste! Mas tu tens cabelos dourados. Então será maravilhoso quando tiveres me cativado. O trigo que é dourado, fará com que eu me lembre de ti. E eu amarei o barulho do vento no trigo..."

"O essencial é invisível para os olhos..."

"Tu te tornas eternamente responsável por aquilo que cativas..."

"Não soube compreender coisa alguma! Devia tê-la julgado pelos atos, não pelas palavras. Ela me perfumava, me iluminava... Não devia jamais ter fugido. Devia ter-lhe adivinhado a ternura sob os seus pobres ardis. São tão contraditórias as flores! Mas eu era jovem demais para saber amar."

"O que há de maravilhoso numa casa nao é que ela nos abrigue e nos conforte, nem que tenha paredes. É que deponha em nós, lentamente, tanta provisões de doçura. Que forme, no fundo de nosso coração, essa nascente obscura de onde correm, como água da fonte, os sonhos..."

"... A gente corre o risco de chorar um pouco quando se deixou cativar..."

...Eu dizia então comigo mesmo:" O essencial é que fique em alguma parte aquilo de que vivemos.E os costumes. E a festa da família. E a casa das lembranças. O essencial é viver pra a volta..."

...Teria sido melhor voltares à mesma hora, disse a raposa. Se tu vens, por exemplo, às quatro da tarde, desde as três eu começarei a ser feliz. Quanto mais a hora for chegando, mais eu me sentirei feliz. Às quatro horas, então, estarei inquieta e agitada: descobrirei o preço da felicidade! Mas se tu vens a qualquer momento, nunca saberei a hora de preparar o coração...


Saint-Exupéry

Sem comentários: